06/05/2013

Instituições anunciam 400 vagas gratuitas


Duas instituições anunciaram a abertura de inscrições para processos seletivos que reservam vagas para cursos gratuitos em diversas áreas de formação. Somente a UNIBES dispõe de 350 vagas nas áreas de Rotinas de Escritório, Hotelaria, Atendimento em Cinema, Web Design, Atendimento em Restaurante/Garçom, Montagem e Manutenção de Computadores, Gastronomia/Auxiliar de Cozinheiro e Eletricidade de Residências.
Podem participar do processo seletivo jovens de 16 a 29 anos, que estejam cursando o ensino médio no período noturno ou tenham concluído este nível e com renda familiar de até três salários mínimos. O curso dura seis meses e a próxima turma inicia as aulas em julho de 2013, das 7h30 às 16h45.
O curso possui dois módulos. No básico, todos os jovens passam por oficinas de apresentação pessoal, atendimento ao cliente, empreendedorismo, procedimento administrativo e relação interpessoal no trabalho. Já no específico, aprendem os principais conceitos do curso escolhido. Todos os jovens têm aulas de informática e, ao término do curso, a organização faz o encaminhamento para entrevistas de emprego.
As inscrições devem ser feitas, até 30 de maio, na Rua Pedro Vicente, 569, Canindé, próxima à Estação Armênia do Metrô, de segunda sexta-feira, das 9h às 16h30, mediante apresentação do RG original. Mais informações: (11) 3227-0598.

Gastronomia
Já a Gastromotiva oferece 50 vagas para os cursos de Cozinha e Salão, direcionados para pessoas de 18 a 35 anos, com ensino médio completo e renda familiar comprovada de até três salários mínimos.
Em São Paulo, as aulas acontecem na Universidade Anhembi Morumbi, campus Bresser, de junho a setembro, das 13h às 17h.
Os jovens aprendem o ofício de auxiliar de cozinha, com base na gastronomia regional brasileira e nos conceitos da ecogastronomia. Manipulação de utensílios, técnicas de cocção, higiene pessoal, segurança alimentar, reciclagem, reaproveitamento e receitas tradicionais estão entre os temas abordados. Já nas aulas teóricas o foco é o desenvolvimento pessoal e socioambiental, trabalhando noções de cidadania e da importância do papel de cada um na sociedade, a chave para formar jovens conscientes e transformadores de suas realidades.
Por fim, outro programa da Gastromotiva é a Incubadora de Negócios Gastronômicos, que oferece educação empreendedora para auxiliar jovens de baixa renda a formalizar e alavancar os seus negócios, promovendo, assim, o desenvolvimento de suas comunidades.
Liderada pelo premiado chef de cozinha, David Hertz, a Gastromotiva é apoiada por uma rede de restaurantes, bufês e negócios ligados à gastronomia de São Paulo. Ao final do curso, os alunos passam por estágio em uma das empresas parceiras do projeto.
As inscrições devem ser feitas no site www.gastromotiva.org até o final de junho. Mais informações pelo telefone (11) 2924-0300.