30/06/2013

Empresas têm vagas de trabalho e capacitação para selecionados


No dia 24 de junho, a chamada Lei de Cotas para pessoas com deficiência ingressarem no mercado de trabalho completa 22 anos.
Os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que existem 306 mil pessoas com deficiência formalmente empregadas no Brasil. Deste total, mais de 223 mil foram contratadas graças à Lei de Cotas, que estabelece que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve destinar de 2 a 5% (numa escala crescente, proporcional ao número de funcionários) dos postos de trabalho a pessoas com deficiência. 
Apesar da evolução, o número de carteiras assinadas ainda representa apenas 0,7% do total de empregos formais do País. Muito pouco diante dos 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, sendo 29 milhões em idade economicamente ativa. Se todas as empresas cumprissem a Lei de Cotas, deveríamos ter hoje no Brasil mais de 900 mil pessoas com deficiência empregadas. 

Oportunidades 
 Algumas empresas, porém, têm apostado não apenas na contratação, mas também na qualificação de pessoas com deficiência. A C&A abriu 130 vagas, sendo 40 nas lojas localizadas na Capital e 90 no Grande ABC e Interior de São Paulo. As oportunidades são para operadores de caixa, vendas e serviços, fiscais de loja e promotores de cartão e, para concorrer, é preciso ter ensino médio completo e disponibilidade de horário. 
A rede busca profissionais comprometidos, comunicativos e com bom relacionamento interpessoal. Os selecionados participam de uma imersão e podem passar por diferentes treinamentos, dependendo de sua área de atuação. Os interessados podem candidatar-se pelo site www.cea.com.br ou enviar o currículo pelo e-mail rh.recrutamento@cea.com.br. 
Já a WTorre oferece oportunidades para pessoas com deficiência na função de
auxiliar de construção civil.
Os futuros colaboradores devem ter competências como comprometimento, responsabilidade e organização. Os candidatos passarão por uma pré-seleção e serão encaminhados para capacitação, teórica e prática, oferecida em parceria com o SENAI Tatuapé, durante seis meses. 
Os selecionados receberão salário e benefícios desde o início das aulas e serão avaliados para trabalhar em uma das obras da empresa. As inscrições devem ser feitas, até 15 de julho, pelo telefone (11) 3759-3924, com Adriana Oliveira.